Skip to content


GALERIA DE ARTE 01

Área/Area: 1.027 m2 | Localização/Location: Cidade Alta, Luanda | Ano/Year: 2018 | Cliente/Client: Particular

O projecto da criação da galeria de arte 01, trata-se de uma requalificação urbanística em Luanda e propõe uma abordagem arquitectónica moderna e arrojada num total enquadramento com o património edificado existente.

Crê-se que o edifício escolhido para albergar a galeria tenha sido erguido ainda no decorrer do século XXVII revelando características arquitectónicas da sua época, paredes espessas quase todas com um metro de largura, o telhado de quatro águas e os vãos peculiares.

Faz parte de um conjunto de edifícios que terão sido erguidos em Luanda após a construção do palácio do Governador em 1607 que actualmente se conhece como palácio presidencial.

Foi-nos pedido uma intervenção arquitectónica que transformasse um edifício numa galeria de arte, tivemos em conta as valências actuais e após uma análise percebeu-se que seria necessário aumentar a área de exposição para que a galeria pudesse ter a área predefinida pelo cliente. Por esse motivo optamos por criar um corpo novo apoiado apenas em pilares “habitáveis” suspendendo o edifício sobre uma praça que se abra à cidade.

A imagem do novo edifício é um arquétipo familiar que nos remete para a forma de uma casa, a casa marca um território e dá ao lugar uma referência, o homem ao habitá-la, habita o mundo, povoa-o e dá-lhe um significado. Assim, além de espelhar o indivíduo, a casa reflete o homem no seu conjunto. Pretende-se com isto elevar a importância deste edifício na cidade, tornando-o sem qualquer dúvida numa referência.

O carácter fechado deste novo volume, aparentemente encerrado sobre si pretende despertar o interesse a todos aqueles que por ele passarem, um convite para uma visita galeria…

Elegeu-se o mármore piguês para marcar a intervenção, o monolítico revestido nesta pedra enaltecerá a nobreza deste espaço em contraste com o antigo edifício que é pintado a cor de rosa velho, contudo a sua caixilharia é branca e fará a ligação entre as duas arquitecturas