Skip to content


LITO TIPO

Área/Area: 2.776 m2 | Localização/Location: Rua do 1º Congresso do MPLA | Ano/Year: 2017 | Cliente/Client: Particular

Trata-se de uma antiga reprografia renomada, e das mais antigas de Angola situada na baixa de Luanda.

O Edifício provavelmente terá sido construído no século Séc. XIX, numa época em que a cidade era pautada por pequenos sobrados de carácter bem ao estilo europeu com telhados vermelhos, muros caiados de branco e grandes portadas.

O Edifício resistiu ao tempo e manteve o seu traçado arquitectónico, faz parte de um conjunto de edifícios que ainda preservam a história de Luanda, por este motivo, é para nós um projecto especial no sentido em que reside no acto de perpetuar a história da cidade, a história dos habitantes, enaltecê-la e vive-la por via destes futuros novos espaços comerciais.

Fomos desafiados pelo cliente para transformar um restaurante existente na esquina entre a Avenida do 1º Congresso do MPLA e a rua Friedrich Engels dando-lhe uma nova alma, mais agarrada à matriz do edifício.

A nossa intervenção será pautada pelo respeito ao edificado, por forma a enfatizar a sua identidade, revelar as paredes por via de picagem assumindo a sua constituição, desta feita optou-se por remover  o revestimento existente de forma a deixar as paredes no seu estado original, puro, não transformado, será também feita a  aplicação de um lambril em pedra Lioz nas zonas periféricas do interior como resultado do diálogo entre a arquitectura colonial e a arquitectura moderna, a união entre o antigo e o novo.

Para o pavimento no interior, elegeu-se a betonilha afagada, pela sua simplicidade enquanto material de construção, durabilidade e fácil limpeza. Para o exterior optamos pela pedra natural cinza com acabamento bujardado, remetendo-nos ao imaginário dos antigos pátios portugueses.

Para o tecto, mantivemos a leitura da telha de duas águas à vista.