Skip to content


PÓLO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE CALANDULA

Área/Area: 500 m2 | Localização/Location: Calandula, Malange | Ano/Year: 2013 | Cliente/Client: Governo de Angola – Pólo de Desenvolvimento Turístico de Calandula

Em 2013, vencemos o concurso para o projecto e construção dos edifícios de apoio ao Pólo de desenvolvimento turístico de Calandula, junto as famosas quedas de água, as segundas maiores em áfrica com os seus imponentes 106 metros de atura.

A primeira visita ao sítio foi sem dúvida um momento de aventura, mergulhamos numa expedição até ao rio no sopé das quedas o que nos levou a entrar na floresta densa agraciada por árvores seculares de grande porte.

O sítio destinado para a instalação dos edifícios, distam 100 metros das quedas no lado esquerdo para quem se dirige ao antigo miradouro, o terreno tinha nele várias mussembas, uma árvore da família das leguminosas, o seu fruto castanho deu origem ao conceito dos edifícios e sua implantação no espaço.

Uma das premissas do concurso obrigava-nos a que os edifícios fossem suspensos o que para nós fazia todo o sentido, lançamos um passadiço que liga o estacionamento aos edifícios e posteriormente ao miradouro.

Os edifícios assumiram a forma circular, cada um deles concentrou uma parte do programa estabelecido no caderno de encargos, a cor avermelhada pretendida levou-nos a pesquisar vários tipos de painéis que teriam de ter para além da cor, a capacidade de poder curvar, optamos então pelo coreteck com 12 mm como revestimento exterior também pelas suas características de isolamento térmico e acústico.