Skip to content


WHATERFRAME

Área/Area: 54.440 m2 | Localização/Location: Centro de Luanda| Ano/Year: 2012 | Cliente/Client: Particular

Surge como resposta urbana a um concurso de ideias lançado pela empresa Waterframe com o objectivo de revitalizar um lote localizado no centro empresarial da cidade para criar um edifício de carácter misto, habitação, escritórios e comercial no embasamento.

O empreendimento explora questões de integração e valorização urbana na busca de compromissos das relações de escala humana com o edificado e espaço público.

A divisão do programa faz-se pela distribuição das tipologias habitacionais no topo, o espaço comercial e polivalente no piso térreo e os escritórios em níveis intermédios.

A intenção de projecto foi criar do ponto de vista visual uma intervenção neutra e contida, mas que introduzisse algo de novo no skyline da cidade, como estratégia conceptual homenageamos a cultura Angolana por via dos panos originais no sul de Angola, a Samacaca.

A arquitectura destas torres é então visitada por estes apontamentos baseando-se numa estratégia de fenestração dos planos de fachada que maximize a performance ambiental e minimize o esforço financeiro da empreitada. Neste sentido desenvolveu-se uma solução de vãos modulares pré-fabricados com três variações de vãos seguindo uma logica de pixel que desenham as ritmadas fachadas inspiradas na Samacaca, padrão típico Angolano.